quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

EXPOSIÇÃO CUSTOMILK

“Em uma iniciativa inédita no país, caixinhas de leite servirão de suporte para criação de TOY ART EM Porto Alegre”.














Transformar lixo em obras de arte e expor em uma galeria! Esta é a idéia da inusitada Exposição Customilk que será inaugurada no dia 12 de dezembro, ás 19H, na Galeria Mundo Arte Global em Porto Alegre. Explorando o contexto da TOY ART – que no Brasil é eminentemente artesanal - mais de 120 nomes conhecidos das artes plásticas, música, publicidade, moda e entretenimento do Brasil e exterior foram convidados para transformar embalagens de leite em divertidos TOY´s.

A idéia, que mistura POP ART com TOY ART, vai transformar a galeria Mundo Arte Global em uma espécie de supermercado divertido onde as obras serão expostas em displays diferenciados.Para abrigar a exposição na galeria, prateleiras foram especialmente construídas com placas recicladas de embalagens longa vida da Tetra Pak, instaladas em um cenário que faz alusão a uma espécie de fazendola moderna.

Criatividade, talento e principalmente educação ambiental servem de ponto de partida para o Projeto Customilk que tem o patrocínio da Tetra Pak e é apoiado pela Escola de Design da Unisinos, sediada em Porto Alegre. A criação do evento é do Mundo Arte Global e a Produção Executiva é de Mauren Motta.

Entre os criadores estão os artistas Carol W, Diego Medina, Trampo, Cusco, Nina Moraes, do RS, Bonga Tinta Loka e Dingos de SP , Cook Crew da Bahia, Horrate do Chile, os músicos Tonho Croco, Pancho, Malásia, Sugus, os fotografos Raul Krebs, Jean Schwarz, as agências Escala, E21, as revistas Noise, Solto etc, a Loja Pó de Estrela, Tatiana Sperahck entre tantos outros.

Além da exposição na Galeria no mês de dezembro, vão acontecer exposições itinerantes pelo litoral gaúcho no verão e workshops de reciclagem de embalagens longa vida que serão ministradas na Escola de Design da Unisinos em Março pelos artistas do Extra Studio. Depois disso, em 2008, a exposição viaja por cinco capitais brasileiras. Acesse: http://www.customilk.blogspot.com/

Serviço:
O que: Exposição Customilk
Quando: Dia 12 de dezembro ás 19h
Onde: Galeria Mundo Arte Global – Av Protásio Alves, 2876 – 51.30246130

Quanto a TOY ART
Toy Art é um universo novo na arte contemporânea, um movimento que cresce a cada ano e que já é comercializado em várias lojas no mundo. Os brinquedos geralmente são produzidos em séries e criados por grafiteiros, ilustradores e artistas. Alguns, porém, se dedicam a customizar um único personagem ou uma única série. A febre da Toy Art se alastrou e virou epidemia. Não são brinquedos de criança, mas sim de adultos modernos e antenados. Os bonecos de vinil, ou brinquedos de design, tornaram-se o centro de um movimento com cultura própria, rivais, heróis e celebridades. A maioria das peças é criada por artistas do grafite de renome mundial, como o norte-americano Brian Kaws, o chinês Michael Lau ou japonês Spanky. No Brasil ainda não existem Toys fabricados e a nossa produção é totalmente artesanal.

Sobre a Mundo Arte Global
O Mundo Arte Global é um espaço ímpar na cidade de Porto Alegre onde arte, moda e música se misturam. Durante o ano de 2007 foram realizadas mais de 15 exposições de artistas nacionais e internacionais, workshops e encontros de arte. Estas ações fomentaram a arte e a cultura em Porto Alegre. Focada em arte alternativa e expressão jovem, a Mundo Arte Global lança um olhar diferenciado sobre a arte de rua, as novas tecnologias e os jovens artistas contemporâneos. Espaço livre para expressão do novo, a galeria é incentivadora da utilização de materiais reciclados como suporte para a arte.

























































4 comentários:

Janeisa Tomás disse...

Oi adorei o blog, a iniciativa e a criatividade. Parabéns!
Vou adicionar o blog nos meus favoritos. Um grande abraço!

arteira disse...

Recebi convite para a inauguração enviado por Carol W.
No entanto, não poderei comparecer mas gostaria de visitar a Exposição. Até quando estará aberta e em que horários?
Por favor, responder para leila_ael@yahoo.com.br

Grata,
Leila Belllomo

OBS: Sou moderadora de um grupo no Yahoo denominado Arte em Lixo, totalmente dedicado à reutilização e reciclagem de diversos materiais.

Alexandre disse...

Parabéns pela exposição! Tomei a liberdade de divulgá-la no site da Nokia Trends, no qual escrevo como editor de Artes:

http://www.nokiatrends.com.br/post.jsp?id_post=3809

Um abraço,
Alexandre Inagaki

buenamiga55 disse...

Parabéns pela iniciativa! Super interessantes as possibilidades de reaproveitamento das caixas, fugindo das costumeiras sacolinhas (que por sinal, faço aos montes rs rs rs). Obrigada pela divulgação através aqui do blog, valeu!
bjs